Foco de Pestilência #014 Magia Contemporânea

Capa-#14

Olá, crianças do Abismo! Está no ar o Foco de Pestilência #14!

Ao contrário do que muitos acreditam, magia não é apenas tradição. E o século XX com sua intensa atividade cultural também causou grandes mudanças no cenário mágico, trazendo novos caminhos, perspectivas e possibilidades.

Chaos Magick, Zos-Kia Cultus, Pansofia, Voudun Gnóstico, essas são algumas poucas novidades que nasceram nos últimos 100 anos e têm mudado a cara da magia. Neste episódio, Flavio Watson e Pietro recebem o autor e psicoterapeuta Luiz Vieira, além de Victor Fernandes e Márcia Seabra, ambos da Ordo Saturni, para debater as últimas revoluções do pensamento mágico, como adorar deuses da cultura pop, carregar sigilos com sustos e até se tornar o próprio Demiurgo.

 .

Vírgula Sonora: Liber AL II:52 “There is a veil: that veil is black. It is the veil of the modest woman; it is the veil of sorrow, & the pall of death: this is none of me. Tear down that lying spectre of the centuries: veil not your vices in virtuous words: these vices are my service; ye do well, & I will reward you here and hereafter.”

(Tradução: “Existe um véu: esse véu é negro. É o véu da mulher modesta; é o véu de tristeza e a mortalha da morte: isto não é de mim. Rasgai aquele falso espectro dos séculos: não veleis os vossos vícios em palavras virtuosas: esses vícios são meu serviço; faze-os bem, e Eu vos recompensarei agora e no futuro.” – Trad. Arnaldo Lucchesi Cardoso e Jonatas Lacerda, Espaço Novo Aeon

 .

Créditos:
Edição: Levy Fernandes
Tema de Abertura: Egberto Pujol
Vírgula Sonora: Gravado por Steven Ashe. Áudio completo em https://www.youtube.com/watch?v=LFt2mVWjBAw
Capa: Still do clipe de Ugly Boy, Die Antwoord

.

Referências:

Ordo Saturni: http://ordosaturni.com.br/

Dragon Rouge: http://www.dragonrouge.net/

Luiz Vieira, Magia(k) Moderna – Uma introdução ao Zos Kia Cultus & Magia(k) do Caos

Peter J. Carroll, Liber Null & Psychonaut: An Introduction to Chaos Magic

Ray Sherwin, O Livro dos Resultados (apenas para membros do grupo Kaos-Brasil no Facebook)

Kenneth Grant, O Renascer da Magia

Thomas Karlsson, Cabala, Qliphoth e Magia Goética

Michael Bertiaux, The Voudon Gnostic Workbook

 

 

22 thoughts on “Foco de Pestilência #014 Magia Contemporânea

  1. Boa noite, excelente programa, pude conhecer mais sobre grupos que mal sabia que existiam, gostei muito, foi bem instrutivo, sugestão, só achei que faltou a umbanda no programa, já que para hermetistas brasileiros, a umbanda faz parte do hall de sistemas de magia contemporânea, poderia se ter uma parte 2 talvez em que ela entrasse, o Marcelo Deldebbio tem gerado muito material em que co-relaciona a arvore da vida a orixas e falanges de trabalho na umbanda, e médiuns como Rubens Saraceni trouxeram muita informação sobre a magia da umbanda, é um universo muito rico, valeria um programa, abraço

    1. Obrigado, Anderson!
      Quanto à Umbanda, ela nasceu no século XVIII, então fica fora do escopo da magia contemporânea que traçamos pro programa.

      Mas estamos mirando num programa que aborde o sistema, sim. Já estamos sondando convidados e deve rolar em breve 😉

  2. Fala galera do abismo, suavão?

    Desde o podcast sobre ordálias, eu não consigo fazer o download dos áudios. Vocês poderiam disponibilizar os podcasts em algum lugar pra galera que tem o 3G bosta fazer o download?

    Valeu pessoal! Até mais

    1. Opa Alberto. Vc tá tendo dificuldade de baixar a mp3 direto no 3G, é isso?

      Vc já experimentou usar um agregador de podcasts pra ouvir o programa? Existem vários e facilitam muito pra acompanhar as publicações. Dá uma olhada na loja do sistema do seu celular e vê o que tem por lá. A maioria é gratuita e bem simples de usar.

      1. Olá, Flávio! Então, no meu caso, quando eu clico em baixar, próximo do player, ao invés começar a baixar o arquivo, o áudio abre em outra janela. Mas sua dica dos adregadores foi excelente e já resolveu o meu problema. Obrigado!

        Abraço!

        1. Que bom!
          Tenho que postar um tutorial aqui na página sobre isso.
          Impressionantemente, a maioria dos ouvintes escutam o programa baixando a mp3, e usar o agregador é muito mais prático.

  3. Ótimo podcast!
    To querendo aprofundar em chaos magick e zos-kia cultus em teoria e pratica a leitura desses livros MAGIA(K)MODERNA UMA INTRODUÇÃO AO ZOS-KIA CULTOS E MAGIA(K)DO CAOS E O RENASCER DA MAGIA e suficiente para aprender?
    93

    1. Olá Hernandes!
      Como deu pra perceber no programa, o Luiz Vieira é um cara com grande conhecimento e excelente capacidade de expressão. Seu livro é certamente um ótimo trabalho de apresentação tanto do Zos-Kia, quanto da Chaos Magic.

      O Renascer da Magia, do Kanneth Grant não falar sobre esses assuntos, mas é um livro importante de um dos autores mais relevantes do nosso cenário magico contemporâneo.

Deixe um comentário