Foco de Pestilência #005 A Ordem Hermética da Aurora Dourada

Capa-#05

Está no ar o Foco de Pestilência #05!

A Ordem Hermética da Aurora Dourada (Hermetic Order of the Golden Dawn) foi uma das mais importantes sociedades esotéricas do século XIX e sua influência foi sentida por todo o Século XX e além. Neste episódio, Flavio Watson, Pêu Lamarão, Pietro e Sr. Feliciano debatem as origens, desenvolvimento e os diversos destinos que a Golden Dawn seguiu após seu dramático desfecho.

 

Vírgula Sonora: Liber AL II:5 “Behold! the rituals of the old time are black. Let the evil ones be cast away; let the good ones be purged by the prophet! Then shall this Knowledge go aright.”

(Tradução: “Vêde! os rituais do tempo antigo são negros. Que os maus sejam atirados longe; que os bons sejam purgados pelo profeta! Então este Conhecimento seguirá corretamente.” – Trad. Arnaldo Lucchesi Cardoso e Jonatas Lacerda, Espaço Novo Aeon)

 .
Referências:
Christopher Mcintosh: Perfil na University of Exeter / Amazon
Liber LXI vel Causae: Inglês / Português
Mysteriorum Libri Quinque, edited by Christopher Petterson: Amazon
.
Créditos:
Edição: Levy Fernandes
Tema de Abertura: Egberto Pujol
Vírgula Sonora: Gravado por Steven Ashe. Áudio completo em https://www.youtube.com/watch?v=LFt2mVWjBAw

22 thoughts on “Foco de Pestilência #005 A Ordem Hermética da Aurora Dourada

  1. Interessante o papo Golden Dawn. Temas que eu acho legal e que eu gostaria que vocês nos ajudem a entender: o rosacrucianismo no Brasil. Quando ele veio para o Brasil, se é que veio, sobre o pseudo rosacrucianismo, sobre o que é rosacruciaismo de verdade, sobre a chegada de Thelma no Brasil, sobre a situação do rosacrucianismo e de Thelma no Brasil, sobre o estudo solitário da tradição mágica do leste, os diversos rmos da GD, a GD hoje.

    1. Olá, Paulo!
      Obrigado pelo comentário!

      E obrigado também pelas sugestões de pauta. Algumas delas já estamos trabalhando e talvez tenhamos até alguns convidados para falar destes assuntos.

      Sobre o estudo solitário, nossos três primeiros programas falam um pouco sobre isso. Mas, de repente vale a gente focar um programa só sobre prática solitária… Vamos pensar no assunto.

      Abraço e 93!

  2. Qual nome do pdf do ‘norton’ que circula na internte? Texto referido no podcast (1h04m30). Alguem poderia explicar melhor o erro dos quadrantes da GD e o que seria o mais ‘correto’?

  3. O “Norton” citado foi Benjamim Rowe, a.k.a. Imperador Norton II, um dos pioneiros dos fóruns de magia nos tempos em que “Usenet” ainda fazia sentido e alt.magick era o lance das pessoas legais. Ele foi autor de diversos artigos sobre magia enoquiana de primeiríssima qualidade, que distribuía no website Norton’s Emporium. O artigo citado é o “Enochian Magick Reference”. O pesquisador sério hoje tem acesso à edição crítica dos manuscritos de John Dee editada pelo excelente Joseph Peterson do Esoteric Archives.

    Benjamim Rowe, “Enochian Magick Reference”, versão 1.0, disponível em http://hermetic.com/norton/pdf/enochian%20magick%20reference.pdf

    John Dee, Joseph H. Peterson (ed.), “John Dee’s Five Books of Mystery”, Weiser Books, 2003, ISBN 978-1578631780.

  4. Parabéns pessoal!
    Muito bom esse podcasts,eu so tenho uma duvida sobre as ramificações da Golden Dawn de hoje principalmente no Brasil que eu conheça tem duas também tem uma nos Estados Unidos.

    93

    1. As ramificações da Golden Dawn mais próximas da ordem original não mantiveram seu nome, como comentamos no programa, exceto a Alpha et Omega.

      No Brasil, que eu tenha conhecimento, temos um templo recentemente montado no Rio de Janeiro que já realizando iniciações e reuniões regulares. Mas ainda não está pública.

    1. Caro,

      Faze o que tu queres vai ser o todo da Lei.

      Ao que tudo indica finalmente conseguimos resolver esse problema e o episódio já está disponível para download.

      O amor é a lei, amor sob vontade.

Deixe um comentário